quinta-feira, 25 de junho de 2009

Michael Jackson: 1958-2009

Depois de assistir pela televisão a notícia de que Michael Jackson havia sido internado com parada cardíaca, espantei-me. Nada tão assombroso ao contrário do que muitos outros podem sentir, mas o astro representa algo a mais às pessoas.

A despeito de carisma e de trocentas bizarrices, assisti ao fim de uma era. Um dos comentaristas convidados do Globo News afirmou claramente que nenhum artista musical conseguirá alcançar o sucesso que Rei do Pop atingiu. Sua ascensão pós-Jackson Five e o apogeu fulminante com Thriller terá um selo garantido nas nuances da História do mundo. No seu tempo, a música ainda era fisicamente opaca num disco de vinil; por isso vendeu tanto e agora não será mais tirado do pódio.

Enquanto isso, a cada momento que ouvimos estórias acerca de seus temperamentos infantis, não conseguia segurar o riso. Parecia, ou melhor, ERA uma piada ridícula. Jogada de marketing? Talvez. Como podemos saber os conflitos que se passava em sua cabeça? Uma pessoa tão espetacular na profissão e tão diluída na vida familiar. Com um carisma tremendo, ele atingia as pessoas em cheio: seja por suas poderosas canções, seja por seu estilo de dança exuberante, seja por seus valores humanitários.

Michael Jackson é um pedaço de infância para cada um. Quem tem mais de vinte anos sabe bem o que era o frenesi dos shows. Por sua vez, os mais velhos admiravam o quanto mais ele poderia fazer, pois o viam desde guri num grupo de garotos negros dos anos 60 fazendo sucesso de acordo com o que o repressivo pai queria. E diante do impossível surgia um novo videoclipe cujo trabalho sempre havia o aprimoramento do curta musical e (por que não?) dos efeitos especiais.

Em terras tupiniquins foi atração à parte. Suas visitas na Rocinha e no Pelourinho causaram rebuliço e encantaram muitos brasileiros, mesmo que naquela época sua carreira já entrava em decadência. Como aquele garoto que dançou ao lado do astro tocando sua bateria nos paralelepípedos de Salvador deve estar se sentindo agora...

A prova da magnitude deste astro pode ser vista de maneira rápida nas movimentadas comunidades do Orkut, por exemplo. Não há uma que não tenha um tópico sobre o assunto e algumas já com mais de 200 mensagens sobre esse dia. Isso porque é apenas no Brasil. Michael Jackson é mais um pedaço de vida que vai embora e, como Ayrton Senna, Lady Di, Elvis Presley, mais uma parte do século XX que irá virar lenda. O mundo agradece por sua estadia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário