quarta-feira, 15 de julho de 2009

Is This Love

Em 1987, certo Rei do Pop aprimorava seus videoclipes contando com cineastas experientes e efeitos especiais de primeira linha. Os trabalhos ainda avançavam para um futuro incerto, mas promissor em que o curta musical tornasse um evento tão grande quanto o disco vendido em lojas. No mesmo ano, a banda inglesa Whitesnake faria o mesmo para a autopromoção.

Buscando um lado mais comercial durante a década de 80, David Coverdale conseguiu finalmente atingir um sucesso mais do que respeitável nos Estados Unidos com o álbum Whitesnake e seus hits Is This Love e Here I Go Again. Esta canção atingiu grande repercussão com seu clipe lançado na MTV e apresentou ao mundo a (mais modelo do que) atriz Tawny Kitaen.

No quesito palco, bagunça e falta de história, o clipe de Here I Go Again se compara claramente aos do Europe, Aerosmith, Poison e até Van Halen. Por isso, Is This Love é o que interessa porque tem uma história de amor (!) apesar das mesmas conveniências desses vídeos e menos acrobacias de Kitaen. Há um clima mais sombrio cujo figurino é embalado por integrantes da banda vestidos de preto, colorido de menos e “pseudotristeza” demais. Ou seja, uma novela mexicana.

Os sentimentos desvairados do vídeo são mal interpretados e filmados. Um show de horrores que diverte. Existe graça por trás da modelo com seu vestido justo e salto megalomaníaco jogando roupas dentro de uma mala sem saber o que fazer a seguir. Pior, a eterna pureza de sua roupa branca não se justifica num caso de amor em que seu par veste-se como um cafetão – o que à época era chique.

Por sua vez, Coverdale é um ator horroroso; e ele sabe disso. Suas limitadas facetas se estagnam em biquinhos tristes e um olhar pouco calculista. As melhores cenas são as do corredor onde o operador de câmera trafega para trás e para frente à procura da melhor posição de seu protagonista. E ainda há um erro aos 2min43s cujo rosto do cantor fica cortado e a tela se ajusta no meio da filmagem.

Na divulgação, absoluto sucesso. O vocalista posteriormente se casou com Tawny em 1989 e ela trabalhou em outros vídeos para o Whitesnake que abriu as portas para sua carreira em vários programas na televisão. Não adiantou muito a convivência e o casal se divorciou dois anos depois – assim como o homem fez com quase todos os membros que já passaram pela banda.

Hoje resta a nostalgia. O canal VH1 quase sempre transmite este vídeo em sua programação. Naquele programa, os 60 Melhores Clipes, Is This Love já esteve entre as mais românticas, "pra ficar coladinho", "cabelos estranhos" entre outras bizarrices. É um clássico. A canção está entre as mais belas e bregas músicas românticas existentes. O Whitesnake pode ter tomado um rumo estranho e imediatista na sua carreira, mas não deixa de ser divertido. E, além de punho de ferro, David Coverdale soube aproveitar muito bem essa veia comercial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário